Happiness.Documentary

Olá! Este é o blog oficial de divulgação do documentário que estou fazendo: #HappinessDocumentary e outras divulgações de meu interesse.
Eu já tinha este blog desde 2008. Apenas mudei o nome para o nome do documentário e mantive as publicações anteriores para que as pessoas possam me conhecer um pouco mais.

terça-feira, abril 19, 2016

Dia do Indio – comemorar ou se decepcionar?


Hoje, 19 de abril, se comemora o Dia do Indio no Brasil, mas será que há motivo de comemoração? Muitos de nós, quando criança, aprendeu na escola, fez trabalhos, se fantasiou de índio, viu fotos, filmes e alguns, poucos, até visitaram reservas indígenas na data de celebração dos povos indígenas, mas o tempo passa e esquecemos de todos os problemas sociais que sofrem os índios brasileiros.
Além das questões indígenas em si, como inclusão social, saúde indígena, educação, cultura, também temos a questão agrária, que volta e meia acaba em conflito em vários Estados brasileiros onde temos reservas indígenas.
A data comemorativa foi criada em 1943, pelo presidente Getulio Vargas. Na época, criaram esta data para que todos se lembrassem da importância deste povo para o Brasil; daqueles que habitavam as terras brasileiras desde sempre e com a chegada dos europeus, foram dominados e escravizados.
Com o passar do tempo os índios passaram a ser vistos como uma espécie de intrusos que atrapalham o crescimento do país, tendo suas terras reduzidas pelo “bem” crescimento e do progresso do Brasil, da agricultura, da pecuária e da indústria, enfim, as justificativas são muitas e as nações indígenas cada vez menores.
Então, mais de 500 anos depois da colonização eu volto a perguntar se é para comemorar ou se decepcionar com a data dedicada aos índios? O ideal seria que as pessoas, os políticos principalmente, fizessem esta pergunta aos próprios índios.
Coincidência ou não, hoje também é comemorado o Dia de Santo Expedito, conhecido popularmente como “santo das causas impossíveis”. Talvez seja melhor que os índios comemorarem o dia deles torcendo para que o Santo Expedito ajude nesta causa já quase perdida. (Clara Santos)

Nenhum comentário: