Happiness.Documentary

Olá! Este é o blog oficial de divulgação do documentário que estou fazendo: #HappinessDocumentary e outras divulgações de meu interesse.
Eu já tinha este blog desde 2008. Apenas mudei o nome para o nome do documentário e mantive as publicações anteriores para que as pessoas possam me conhecer um pouco mais.

segunda-feira, abril 25, 2016

Em se plantando tudo dá se a natureza permitir


Escreveu Pero Vaz de Caminha, ao rei Dom Manuel de Portugal, quando chegou ao Brasil e viu toda natureza exuberante do Brasil, que à época ainda não tinha nome.
"...Nela (a terra) , até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem lho vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares, assim frios e temperados como os de Entre Douro e Minho, porque neste tempo de agora os achávamos como os de lá. Águas são muitas; infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem."
Pero Vaz de Caminha, ao falar da abundância de água e que tudo aqui “em se plantando dá”, não contava com as chuvas em excesso, que aqui temos, de tempos em tempos e que acabam, total ou parcialmente, com as plantações, casas, ruas, construções etc.
Ano passado, 2015, o Rio Grande do Sul teve uma forte enchente. Certamente muita gente lembra porque foi no final do ano. Logo depois começou o verão com um calor fora do normal. Não deu outra! A combinação calor X massa de ar frio trouxe chuvas em excesso,mais uma vez.
Antes de 1888 o Rio Grande do Sul não contava com uma tecnologia voltada para previsão do tempo. Em 1888 isso começou a mudar, com a criação, pela princesa Isabel, da Repartição Central Meteorológica. Hoje, temos radares, satélites e supercomputadores, mas, mesmo assim, há falhas.
Há quem não acredite na tecnologia para previsão do tempo e prefira se guiar pela natureza como a lua ou sinais que os animais dão.

A tecnologia ajuda muito mas contra a força da natureza não há, ainda, tecnologia que detenha. Ou seja, corrigindo Pero Vaz de Caminha, “em se plantando tudo dá desde que a natureza assim o queira”. (Clara Santos- Jornalista)

Nenhum comentário: