Happiness.Documentary

Olá! Este é o blog oficial de divulgação do documentário que estou fazendo: #HappinessDocumentary e outras divulgações de meu interesse.
Eu já tinha este blog desde 2008. Apenas mudei o nome para o nome do documentário e mantive as publicações anteriores para que as pessoas possam me conhecer um pouco mais.

sexta-feira, dezembro 11, 2009

SONS OF ANARCHY - UMA SÉRIE MUITO CONTROVERSA

Oi pessoas! Quem tem TV a cabo em casa e acompanha séries, como eu, deve estar sabendo da nova, não tão nova, série Sons of Anarchy.
Sons of Anarchy é uma série dramática de televisão americana criada por Kurt Sutter sobre a vida de um clube de Motociclistas ou Motoclube que se passa em Charming, uma cidade fictícia no norte da Califórnia.Naquele estilo Hells Angels, com motos MARAVILHOSAS. Nem sou muito fã de motos, mas vamos combinar que são lindas.
O protagonista principal é Jackson Teller (Charlie Hunnam), também chamado de "Jax", que é o vice-presidente do clube Sons of Anarchy, formado por seu falecido pai. O cara é lindo, meu número! Nos dias hoje, o clube é comandado por Clarence Morrow (Ron Perlman), apelidado por "Clay", presidente do clube e casado (?)com a mãe do Jax. Sons of Anarchy estreou em 3 de setembro de 2008 da rede a cabo FX (FX Networks). A sua segunda temporada estreou em 8 de setembro de 2009.
A primeira temporada da série alcançou 5,4 milhões de telespectadores semanais fazendo que fosse a serie mais acompanhada de 2008/09 no canal FX.
O problema da série é a forma como eles colocam as mulheres como obejto. Tudo bem que o lema deles é a anarquia, não no sentido da bagunça mas no sentido do movimento anárquico. É bom lembrar que o movimento anarquista deriva da palavra Anarquismo (do grego ἀναρχος, transl. anarkhos, que significa "sem governantes", a partir do prefixo ἀν-, an-, "sem" + ἄρχή, arkhê, "soberania, reino, magistratura" + o sufixo -ισμός, -ismós, da raiz verbal -ιζειν, -izein) é uma filosofia política que engloba teorias, métodos e ações que objetivam a eliminação total de todas as formas de governo compulsório.De um modo geral, anarquistas são contra qualquer tipo de ordem hierárquica que não seja livremente aceita e, assim, preconizam os tipos de organizações libertárias.
Anarquia significa ausência de coerção e não a ausência de ordem. A noção equivocada de que anarquia é sinônimo de caos se popularizou entre o fim do século XIX e o início do século XX, através dos meios de comunicação e de propaganda patronais, mantidos por instituições políticas e religiosas. Nesse período, em razão do grau elevado de organização dos segmentos operários, de fundo libertário, surgiram inúmeras campanhas antianarquistas. Outro equívoco banal é se considerar anarquia como sendo a ausência de laços de solidariedade (indiferença) entre os homens. À ausência de ordem - ideia externa aos princípios anarquistas -, dá-se o nome de "anomia".
Se de um modo geral os anarquistas são contra qualquer tipo de ordem hierárquica gostaria de saber o motivo pelo qual, na série, eles tratam as mulheres como objetos?
Nem vou entrar na questão do "olho por olho, dente por dente", "fazer justiça com as próprias mãos" e outras questões éticas que a série provoca, mas acho que o machismo ali é desproporcional, sem sentido.Claro que o machismo sempre é sem sentido, mas eu me refiro ao que a série se propõe, ou eles também querem, dentre os outros temas polêmicos que aparecem, colocar mais este de gênero?
Estou ligada e vou continuar acompanhando a série. Vamos ver no que vai dar.

2 comentários:

Sweet About Me disse...

Não vejo machismo na série. Nem penso que as mulheres são tratadas como objecto. É uma forma de estar e de ser na vida diferente e que tem de ser respeitada. As mulheres deles são-no na consciência que o são e até têm um papel muito importante na vida daquele clube.

Marcel disse...

Machistas e racistas também. Ao longo da série eles vão ficando cada vez piores. E cadê anarquia, se o grupo tem presidente e vice ?