Happiness.Documentary

Olá! Este é o blog oficial de divulgação do documentário que estou fazendo: #HappinessDocumentary e outras divulgações de meu interesse.
Eu já tinha este blog desde 2008. Apenas mudei o nome para o nome do documentário e mantive as publicações anteriores para que as pessoas possam me conhecer um pouco mais.

quinta-feira, junho 23, 2016

Políticos e servidores públicos não são donos dos órgãos públicos

EDITORIAL

Passei por uma situação hoje (quarta, 22/6/16) que me fez querer escrever este editorial. Fui cobrir um evento e ficou nítido, pela forma como fui tratada, que eu não era bem vinda no local, diga-se de passagem, um local público, mantida por verba pública, até onde eu sei.
Então, achei importante esclarecer algumas coisas. Caros leitores e leitoras, políticos e servidores públicos não são donos das escolas, das praças públicas, das prefeituras, câmaras, hospitais públicos, enfim, dos órgãos públicos. Como o nome diz, são públicos, são para o povo, mantidos por verba pública (numerário consignado no orçamento para serviço ou fim de interesse coletivo).
Órgão público é uma unidade com atribuição específica dentro da organização do Estado. É composto por agentes públicos que dirigem e compõem o órgão, voltado para o cumprimento de uma atividade estatal.
Os políticos eleitos, vereadores, prefeitos, governadores, senadores, deputados e presidente, são funcionários públicos? Sim, mas são cargos eletivos e temporários que não estão sujeitos aos estatutos do funcionalismo público, e, portanto, não têm os direitos e deveres dos funcionários públicos efetivos.
O cargo público não deve ser apropriado por um político ou autoridade para que a partir daí beneficie aqueles que por amizade ou ideologia política lhe agradem.
Todos que trabalham para o ente público são Agentes Públicos. Os agentes públicos podem ser Agentes Políticos ou Agentes Administrativos.
Agentes Políticos - São, por exemplo, Presidente da República, Governador, Prefeitos, Senadores, Deputados (federais, estaduais e distritais), Vereador, Ministros de Estado, Secretários Estaduais e Municipias, Promotores de Justiça, Juízes, etc.
Agentes Administrativos - São os "funcionários públicos", ou seja os "servidores públicos" e os "empregados públicos".
Em maio deste ano o site Spotniks publicou uma detalhada reportagem sobre o custo de um político no Brasil. O texto, assinado por Leônidas Villeneuve, destaca que hoje há mais de 64 mil políticos democraticamente eleitos no Brasil, pagos com o dinheiro do seu, do meu, do nosso imposto. Fica a dica de uma excelente reportagem para ser lida: http://spotniks.com/

Por fim, a liberdade de imprensa é tida como positiva porque incentiva a difusão de múltiplos pontos de vista, incentivando o debate e por aumentar o acesso à informação e promover a troca de ideias de forma a reduzir e prevenir tensões e conflitos (e não o contrário). 

Nenhum comentário: