Happiness.Documentary

Olá! Este é o blog oficial de divulgação do documentário que estou fazendo: #HappinessDocumentary e outras divulgações de meu interesse.
Eu já tinha este blog desde 2008. Apenas mudei o nome para o nome do documentário e mantive as publicações anteriores para que as pessoas possam me conhecer um pouco mais.

sexta-feira, maio 27, 2016

Classe artística se revolta e fala sobre a violência contra a mulher

"Sangue no olho" de raiva de todo este machismo que existe pelo mundo afora, que variam as formas, as vezes sutis, tácitas, com piadinhas, propostas indiretas, os estereótipos ignorantes de achar que a realização da mulher só pode acontecer de uma forma, ou que uma mulher, se estiver solteira precisa de companhia, dentre outros e as formas mais brutais, horrendas, desprezíveis como o estupro, a violência física e verbal, o assedio e outras tantas formas. O que também me choca e me deixa com "sangue no olho" são os comentários, de homens e mulheres, diga-se de passagem, culpando a vítima. Chega! Basta! Denuncie! (Clara Santos)

O caso do estupro coletivo de uma jovem de apenas 16 anos que chocou o Brasil nesta semana e reacendeu muitas discussões sobre a violência contra a mulher.

Os atores Alexandre Nero e Fabio Porchat aderiram à campanha "homens contra a cultura do estupro".

"Estou fora do Brasil a trabalho e soube o trágico ocorrido da garota que foi brutalmente violentada. Como se o ato, por si só, já não bastasse a nossa indignação, ainda vem com a assustadora notícia medieval de 30/33 homens envolvidos no estupro. Soube disso ontem de manhã. Não me pronunciei por um motivo: vergonha. É isso! A mais sincera coisa a dizer é que fiquei com vergonha", falou Nero em seu perfil no Facebook.

O humorista, que também divulgou a imagem, disse: "Que triste ter que aderir a esse movimento em 2016".

A vítima também fez uma publicação e revelou que acreditava que seria “julgada mal”, mas percebeu que não foi.  "Não, não dói o útero e sim a alma por existirem pessoas cruéis sendo (sic) impunes!! Obrigada ao apoio (sic)", escreveu a adolescente. Leia mais sobre o caso!

Outros famosos também fizeram posts nas redes sociais comentando a indignação sobre o crime:

Fernanda Paes Leme

Não tem como explicar o que tem não explicação. 30 homens x 1 mina?! Vamos gritar mulherada! Vamos dar as mãos!

Marília Gabriela

Uma menina de 16 anos, saindo do hospital com a mãe. Ela foi vítima de um estupro coletivo. E agora? Você lê a notícia e faz o que com o resto do seu feriado? E com sua revolta, a dor de estômago, de que maneira estanca suas lágrimas e tira o nó doído da garganta? Sobre a condição feminina, você pensa o quê? E a vergonha, a sensação de desamparo, essa consciência coletiva de que fomos todos estuprados, mulheres e homens, em plena sociedade no século 21, o que fazer com ela? O horror, o horror...

Nathalia Dill

Pelo amor de Deus! Isso tem que parar! A brutalidade contra a mulher não pode mais ser banalizada! 30 homens... Como assim? A revolta é muito grande! #Luto.

Camila Pitanga

Sufocada, consternada e muito triste com os casos de estupros coletivos ontem no Rio de Janeiro e no Piauí.

Sonia Abrão

A cada 11 minutos uma mulher é estuprada no Brasil. E essa imagem simboliza toda a indignação contra o machismo e sua violência. É também um grito de solidariedade à garota estuprada por 33 homens no Rio de Janeiro. Essa luta continua! Estamos juntas! Compartilhem!

Gaby Amarantos

Lembro de quando eu era criança, sempre haviam casos de estupro coletivo e lembro também que a MULHER/VÍTIMA ainda era tratada como culpada, lembro de expressões do tipo "quem manda andar de roupa curta" ou "mas ela provocou" e outras barbaridades. Lembro de crescer em meio ao medo de ser abusada e de ser policiada a ter um comportamento neutro a fim de evitar chamar atenção dos homens. Na periferia isso é algo tão comum infelizmente, podia ser um parente, vizinho ou um desconhecido. Mas eu escolhi lutar e meu papel é criar meu menino para tratar as mulheres e todas as pessoas com respeito e amor. Não temos que criar mulheres para ñ serem estupradas e sim criar homens para não serem estupradores. Estou chocada, quero justiça e uma sociedade igualitária!

Nenhum comentário: