Happiness.Documentary

Olá! Este é o blog oficial de divulgação do documentário que estou fazendo: #HappinessDocumentary e outras divulgações de meu interesse.
Eu já tinha este blog desde 2008. Apenas mudei o nome para o nome do documentário e mantive as publicações anteriores para que as pessoas possam me conhecer um pouco mais.

domingo, outubro 30, 2016

Gêneros diferentes, direitos e deveres iguais!

Seguem duas sugestões de livros e uma de um filme. O quê eles têm em comum? Abordam as questões de gênero sob a perspectiva masculina. Pois é. Geralmente quando o tema é gênero vemos a abordagem do ponto de vista feminista, mas desta vez não. Ainda que uma coisa vá levar à outra já que falar de gênero, seja de que perspectiva for, a ideia é esclarecer, elucidar e diminuir as "distâncias". Os livros: 1) “O Homem ainda não existe – Compartilhando reflexões para que ele exista”, um livro de Christina Montenegro. SINOPSE Com sua prosa, a professora Christina Montenegro discute e reflete sobre o papel do homem - seus questionamentos e problemas. Sumário - Algumas Questões Sobre Masculinidades Hoje; Masculinidades e o Tempo; Masculinidades e o Espaço - Economia; Masculinidade e o Espaço - Política; Masculinidade e o Espaço - Ética; Masculinidade e o Pensamento; Gosta Mesmo do Assunto Masculinidade? 2) "João de Ferro - Um livro sobre homens", um livro de Robert Bly. SINOPSE As imagens da masculinidade difundidas pela cultura popular estão desgastadas, não são mais confiáveis e devem ser revistas e atualizadas. Quando chega aos 35 anos, o homem já percebeu que os estereótipos aprendidos na escola secundária não correspondem à realidade. Resultado de 10 anos de pesquisas sobre a masculinidade real, escondida pelos estereótipos, este livro recorre aos mitos, lendas, contos de fadas e histórias do folclore para buscar novas formas de agir, que podem ser adotadas quando o comportamento tradicional se revela obsoleto. O filme: "Boyhood" - Boyhood é um filme norte-americano de 2014, do gênero drama dirigido por Richard Linklater. O filme ganhou notoriedade por ter demorado 12 anos para ser concluído, se tornando uma das mais longas produções da história do cinema. Por este filme Patricia Arquette venceu o Oscar de melhor atriz coadjuvante e ao receber o Oscar pediu igualdade de gênero e tocou no tema das diferenças salarias entre atores homens e mulheres.

Nenhum comentário: